Super Alimentos

A alimentação saudável tem sido um tema bastante falado, pelos altos benefícios  para a nossa saúde e bem-estar.
Depois de alguma pesquisa sobre o assunto, fiquei a perceber do que se trata e de como podemos utilizar estes alimentos na nossa rotina alimentar. Alguns já uso diariamente, outros estou tentada a começar a usar, é importante criar novos hábitos alimentar, tomar consciência de que há alimentos que nos ajudam na prevenção de algumas doenças provocadas pelo défice de inúmeros nutrientes.
Neste caso, os Super Alimentos são um grupo especifico de alimentos com um grande potencial nutritivo, têm um grande teor energético e são um óptimo auxilio para o aparelho digestivo.

Bagas  de Goji


Estas bagas tem uma vasta composição vitamínica (vitaminas B1, B2, B6 e E), tem um forte poder antioxidante, que ajuda na reposição do sistema imunitário, no anti-envelhecimento das células e na prevenção de problemas cardiovasculares, neurológicos e cerebrais.
Como utilizar: adicionar a batidos, saladas

Maca


Até à poucos dias não conhecia esta raiz, nem tinha noção dos seus benefícios. É realmente um super alimento, rico em cálcio, ferro, magnésio, selénio, contém 7 aminoácidos essenciais e ainda 10% de proteína de alta qualidade! É recomendado para quem tem uma vida com um nível de stress bastante elevado e para profissionais com um grande desgaste físico e mental. Melhora a memória, aumenta a energia, resistência, melhora as funções sexuais e reduz as dores menstruais.
Como utilizar: tem um sabor bastante característico que pode não ser do agrado de muitas pessoas pelo que aconselham a juntar canela. Pode ser usado em saladas, sumos ou batidos.

Açai


É conhecido pelo seu alto teor de fibra e rico em antioxidantes, principalmente por antocianinas, que melhora a circulação sanguínea e reduz o colesterol. Ainda ajuda no rejuvenescimento, perda de peso, aumento de energia e melhora a memória.
Como utilizar: pode ser misturado em sumos, batidos, cereais, sobremesas ou só misturado com água.

Quinoa


A quinoa é considerado um dos alimentos mais completos. É isento de glúten,  e contém ácidos gordos como ómega 3 e ómega 6, vitaminas A, C e E e é também antioxidante.
É fácil de fazer, tal como o arroz, uma medida de quinoa e duas de água e deixar cozer. Pode ser usada fria ou quente.
Como utilizar: em saladas, como acompanhamento de carne ou peixe, em sopas e até risottos!

Sementes de Chia


É uma semente bastante completa em termos nutricionais, rica em ómega 3 e ómega 6, em antioxidantes e aminoácidos e rica em minerais como cálcio, potássio, ferro, fósforo, selénio e magnésio.
Tem a particularidade de absorver até 12 vezes o seu peso em água quando hidratadas. A água retida na sementes são uma boa forma de hidratação ao longo do dia e é saciante, por isso uma boa forma de perder peso.
Como utilizar: batidos, cereais, sopas, saladas, iogurtes e para quem faz pão em casa também é óptimo.

Sementes de Cânhamo


Rico em ácidos gordos, fibras, minerais e vitaminas, estas sementes são de fácil digestão, aumentam a energia, ajudam na recuperação de doenças/lesões, tensão arterial e baixam o "mau" colesterol, ainda ajudam na regulação dos níveis de açúcar no sangue. Não contém glúten.
Como utilizar: em snacks, sumos, sobremesas. Podem ser usadas inteiros ou em pó.


Fontes: http://lifestyle.sapo.pt/
              http://www.fold.pt/o-que-sao-os-superalimentos/
Imagens: todas retiradas do google

Sem comentários:

Enviar um comentário