Cancro sem Tabus


Hoje venho falar de um assunto completamente diferente do habitual mas que está presente na minha rotina, no meu pensamento. A Liga Portuguesa Contra o Cancro criou o movimento Cancro sem Tabus com o objectivo de desmistificar a palavra cancro. Eles dizem “A palavra “cancro” continua a ter uma conotação muito pesada e negativa junto da população portuguesa. Estudos recentes concluíram que, para os portugueses, o cancro é a doença mais preocupante e que as razões para tal prendem-se com a elevada prevalência das doenças oncológicas, a ausência de cura e elevada mortalidade". Ora bem, é normal que a palavra cancro seja assustadora, principalmente quando nos deparamos com esse monstro e as ajudas não chegam, continuam longe. 
É um processo complicado, doloroso. Quando digo doloroso refiro-me, principalmente, ao psicológico. Como é possível encarar esta situação de ânimo leve? Como é possível aguentar as longas esperar dos hospitais públicos de ânimo leve? O sistema de saúde público deixa-me completamente revoltada, estudos revelam que, por dia, morrem 70 pessoas vitimas desta doença e acredito que outras tantas morram sem assistência! É uma situação lamentável! 
E é doloroso fisicamente, toda esta espera deita qualquer pessoa a baixo, todas as dores, todas as noites mal dormidas, todas as forças perdidas... É preciso fazer alguma coisa! É necessário mudar este sistema medíocre! 
Estou extremamente revoltada!

Sem comentários:

Enviar um comentário